College no Canadá: como aplicar

13:01 | quinta-feira,28 | nov '19
 

Estudar em um College no Canadá é o sonho de muita gente, nós sabemos! Seja pela ótimos programas, pela excelente qualidade de vida, ou pela experiência de morar fora e se tornar um cidadão global.

E não dá pra negar que depois de estudar lá, as pessoas ficam “mal-acostumadas”, rs, e querem continuar no país por mais algum tempo.

A lei canadense

A lei canadense de imigração é bastante complexa e, claro, que a gente não vai conseguir explicar toda ela aqui pra vocês, mas no que se refere às suas principais aplicações para os estudantes brasileiros, vamos deixar um resuminho que é válido para hoje, novembro de 2019.

  • Estudantes de idiomas não podem trabalhar no país,
  • Estudantes por até 6 meses podem entrar no país com visto de turista ou eTA,
  • Estudantes por mais de 6 meses precisam tirar o visto de estudante,
  • Estudantes de nível superior por mais de 8 meses podem trabalhar 20 h/semana durante o curso ,
  • Estudantes de nível superior de instituições públicas podem solicitar o PGWP (post-graduate work permit) após a conclusão do curso e permanecer trabalhando no Canadá por até 3 anos.

Como estudar no Canadá

como aplicar college no canada

Se o seu interesse é em estudar em um College no Canadá, trabalhar durante o curso e ter a chance de morar no país depois da conclusão do curso, a boa notícia é: são dezenas de Colleges com vagas abertas para estudantes internacionais e centenas de programas excelentes para escolher

Qualquer brasileiro pode estudar no Canadá. No entanto, nem todos os cursos oferecidos pelos Colleges aceitam estudantes internacionais; alguns são voltados apenas a estudantes canadenses.

Quer saber como nós aprovamos TODOS OS NOSSOS ALUNOS em 2019? É só mandar uma mensagem pra gente 🙂

Os principais pré-requisitos para fazer um College no Canadá são:

  • Ter mais de 18 anos
  • Ter concluído com boas notas o Ensino Médio
  • Ter nota mínima de 5.5 overall no IELTS, ou equivalente no TOEFL
  • Ter um motivo realmente convincente para estudar lá
  • Ter o pedido de visto de estudante aprovado pelo Consulado canadense no Brasil
  • Acho que não preciso dizer que ter passaporte válido e estar em dia com as obrigações aqui do Brasil (alistamento militar, eleições, etc…) é fundamental, né?

Como aplicar para um College no Canadá

Qualquer pessoa pode aplicar para um College e não é necessário, ou obrigatório, fazer isso por intermédio de uma agência de intercâmbio ou empresa especializada.

O processo é bastante complexo e exige atenção triplicada a cada etapa, pois, uma vez negada a aplicação (ou o visto), é muito difícil que haja uma segunda chance.

ATENÇÃO: diferentemente de como é aqui no Brasil, não tem vestibular para estudar no Canadá. Não há um teste padronizado. Lá, eles ESCOLHEM os candidatos com base em um monte de informação a respeito da vida pessoal e acadêmica e também do futuro profissional. Por isso, é preciso CONVENCE-LOS de que você é a pessoa certa.

Passo 1 para fazer College no Canadá – Escolha dos cursos e Colleges

O processo começa na escolha correta dos cursos e dos Colleges.

Escolha correta, como assim? Sim, se você escolher um curso que não faz sentido aos olhos dos avaliadores do College, eles negam a sua aplicação. Assim também como eles podem negar caso não entendam o porquê que você quer estudar naquela instituição específica.

Para ser bem-sucedido nesta etapa, é preciso estudar com profundidade os cursos oferecidos, o foco de trabalho de cada instituição e alinhar tudo isso com a sua vida e os seus objetivos de futuro.

Passo 2 para fazer College no Canadá – Documentos

Esta é a etapa da reunião e tradução de todos os documentos exigidos. Dentre eles:

  • Histórico de ensino médio,
  • Diploma do ensino médio,
  • Passaporte,
  • Cartas de recomendação,
  • Carta de intenção,
  • Certificado de alistamento militar, antecedentes criminais, etc.

Tenha muito cuidado, e estratégia, para escrever a sua carta de intenção (ela é o principal documento) e também saiba orientar quem vai escrever sua carta de recomendação.

Passo 3 para fazer College no Canadá – Comprovação do idioma

Segue para a certificação da língua inglesa, IELTS ou TOEFL para língua inglesa.

Passo 4 para fazer College no Canadá – Escolha dos programas e inscrições

  • Preencher os formulários
  • Enviar os documentos
  • Pagar as taxas de aplicação
  • Fazer entrevistas (quando necessário)

Essas são as principais ações desta 4ª etapa e, novamente, atenção redobrada para não enviar nada errado, ou esquecer de algum documento importante. Lembre-se que são milhares de aplicações todos os anos, a concorrência é altíssima e os avaliadores não têm tempo a perder.

como aplicar college no canada

Passo 5 para fazer College no Canadá – Pagamento do primeiro termo

Eeeeeeee, uhuuul, você foi aprovado! Isso quer dizer que o College decidiu que quer ver você estudando lá e te ofereceu uma vaga. Mas, somente essa oferta não é garantia se você não realizar o pagamento do primeiro termo (semestre) à vista e dentro do prazo que eles estipularem. Por favor, não perca esta etapa. Se você perder o prazo ou fizer a transação errada, você pode perder o seu lugar.

Passo 6 para fazer College no Canadá – O tão temido visto

O pedido de visto é um processo tão complexo quanto a aplicação e tão importante quanto, pois sem ele, você não viaja.

Muita gente acaba perdendo a chance da vida (e também muito dinheiro) simplesmente porque não dá a mesma atenção ao processo de visto.

E a gente pode falar por experiência própria, já que em 2019, nós aprovamos TODOS – 100% dos nossos alunos – nos Colleges e também no processo de visto. Foi uma marca histórica, inédita, e da qual a gente se orgulha muito. Ainda assim, mesmo com toda essa expertise, nosso cuidado é sempre imenso na etapa do visto.

Uma vez aprovado o visto, aí sim você vai poder gritar ao mundo “Vou estudar no Canadá, vou viver o meu sonho”!

Compre sua passagem e vá ser feliz!

Outros artigos que você pode gostar:

Qual a melhor acomodação?

Intercâmbio em Toronto

Obrigada por ler <3


Tags

agencia de intercambio Canadá college em toronto college em vancouver como aplicar college como estudar no canada como morar no canadá consultoria imigração intercâmbio em toronto intercâmbio em Vancouver intercâmbio no Canadá visto canadense visto de estudante canadá
 
 

Leia também

 

Com quantos anos pode fazer um intercâmbio? Para muitas coisas não existe uma resposta certa, mas para essa sim. E […]

O processo mais rápido para morar no Canadá Se morar no Canadá é um sonho que você tem, você precisa saber […]

Olha, taí um sonho de qualquer estudante que está se preparando para ir pro Canadá: ter seu visto canadense aprovado. […]

por Fernanda Tatebe Eu sempre tive o sonho de fazer intercâmbio, mas não tive condições financeiras quando era mais nova. […]

Como qualquer outra pessoa, sou apenas mais uma que sentiu aquela necessidade de reformular alguns aspectos da vida. Decidi então […]

 
 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail