Intercâmbio High School: como escolher o seu

18:36 | quinta-feira,07 | mar '19
 

Você quer fazer amigos do mundo todo, ter mais autonomia e independência, praticar muito um segundo idioma e viver o ano mais incrível da sua vida? Ah, então eu acho que você tá pensando em fazer intercâmbio high school. Acertei?

O intercâmbio high school é aquele intercâmbio que a gente faz durante o ensino médio, antes de se formar e ir pra faculdade ou antes de fazer uma viagem de estudos pelo mundo, caso você queira viver uma experiência mais transformadora antes de começar a faculdade.

O intercâmbio high school é considerado um dos intercâmbios mais completos que existem porque os alunos internacionais estudam nas mesmas salas de aula que os alunos locais e, por isso, praticam o idioma com falantes nativos e vivem a cultura com mais intensidade.

Além disso, é uma experiência que vai mudar a sua vida: você vai amadurecer, vai aprender muitas coisas novas, vai ficar mais independente, vai praticar novos hobbies. E os seus amigos… ah, os amigos serão pra vida toda.

intercâmbio high school

Esta série de posts vai responder as principais dúvidas que a gente recebe aqui na Teraví dos nossos estudantes. Em cada post, vamos responder uma dúvida diferente. E vamos começar com a campeã das dúvidas:

Como escolher a escola ou o país do seu intercâmbio high school?

São tantas possibilidades, né? A gente te entende e muito! E é tão difícil pegar aquela lista enooorme de escolas e escolher. Agora, imagina se você ainda não tem certeza do país pra onde você vai… Mas a gente tá junto com você e vamos te passar as dicas mais espertas pra você escolher direitinho o seu intercâmbio high school.

Aqui na Teraví, a gente tem um serviço todo customizado para te ajudar na escolha do lugar, da escola, do programa: nós analisamos os seus principais critérios (inclusive de orçamento), suas motivações pessoais, o tipo de experiência que você quer viver e te entregamos uma seleção com a sua cara.

É um trabalho muito caprichado porque envolve um mooonte de detalhes que você não faz ideia: desde a questão das disciplinas, da documentação e da certificação do inglês, até a acomodação e validação dos documentos finais.

Além disso tudo, ainda temos um serviço muito, muito especial (e só nosso) que a gente te conta quando nos conhecermos pessoalmente (ou por Skype).

Mas é claro que se você tem um ótimo nível de inglês, tempo dedicado pra isso, e conhecimento do sistema de educação do Brasil e do país que você quer ir, você consegue sim fazer esse processo por conta própria. Só fazer tudo com calma. Vamos lá!

intercâmbio high school

#1 Saber o que você quer

O primeiro passo é se conhecer e saber o que você quer. Não adianta pegar qualquer escola achando que o intercâmbio será sempre legal, porque isso pode não acontecer e você vai ficar bem frustrado depois.

Também é importante se conhecer pra você decidir se vai optar pelo sistema de sorteio ou de escolha de escola. Se você for muito ansioso e já tiver um sonho todo redondo na sua cabeça, o sistema de sorteio pode não te fazer feliz, já que você pode ser sorteado para morar em um lugar que não tenha nada a ver com você.

#2 Orçamento

O segundo passo é saber qual o seu orçamento pra entender qual opção é a mais ideal. Lembre-se de perguntar todos os valores envolvidos para a escola, desde a matrícula (tuition) até a taxa para emissão do certificado. Se alguma coisa importante ficar de fora, pode estourar feio seu orçamento.

quanto custa estudar

#3 Entenda as regras de visto de cada país

Dependendo do seu prazo, e das regras de imigração de cada país, você pode não ter tempo suficiente para aplicar para a escola e tirar o visto. Além disso, você também pode se matricular em uma escola cujo país tem processos muito burocráticos e que podem dificultar a sua aprovação.

#4 Programa das escolas

Esta é uma das etapas mais importantes, pois a escola escolhida tem que atender aos seus interesses pessoais. Isso porque os programas de ensino médio nos países de língua inglesa seguem um padrão parecido entre eles, mas bem diferente do nosso, já que ele é voltado também para a formação profissional dos estudantes.

Assim, se você tem interesse em seguir a carreira artística pode escolher uma escola que tenha mais disciplinas na sua área; o mesmo vale para o estudante que quer seguir uma carreira na área da tecnologia e da ciência, por exemplo.

intercâmbio high school

 #5 Termo, Semestre ou Ano

É possível também em muitas escolas fazer o programa em 3 durações diferentes: o termo (4 meses), o semestre (6 meses) e o ano (9 meses). Há escolas que não oferecem o termo e outras que não oferecem o semestre de 6 meses, mas apenas 4 termos. Fique atento ao calendário.

#6 Localização dos sonhos

É superimportante que a localização reflita o seu estilo de vida. Não adianta ir para uma cidade de praia maravilhosa se o que você gosta é de história e cultura. Da mesma forma, uma cidade muito grande, cosmopolita não vai te fazer feliz se você quiser andar a pé, ir para a escola de bike e ter uma experiência mais próxima à natureza.

 

#7 Alinhamento entre o estudante e a família

Ah! Este tópico é dos mais importantes da vida. Você e sua família têm que estar muito alinhados sobre os objetivos e motivações do intercâmbio high school. Sem essa conexão, você pode acabar indo para um lugar que não quer, ou sua família pode sentir que não investiu no melhor programa pra você. Conversem entre si, sempre há um caminho do meio que é maravilhoso!

#8 Atendimento da escola estrangeira

Eu gosto muito de prestar atenção na forma como as pessoas da escola estrangeira vai te atender e responder suas dúvidas. O comportamento delas podem ser um teasersobre como será o atendimento depois que você já estiver lá e precisar de algum auxílio da escola.

Se a pessoa que te atender não responder de forma atenciosa aos seus emails, não der muitos detalhes sobre o programa ou não te passar segurança, melhor optar por outra escola.

#9 Sua alegria

Mas no fim das contas, o mais importante de tudo é a sua alegria. É você sentir lá dentro do seu coração que aquele programa, ou aquela escola, is the one, sabe? Se você ficar atento às batidas do seu coração, a sua empolgação, você saberá exatamente qual é o seu lugar no mundo do intercâmbio high school. E, tenha certeza, você será feliz pra caramba lá!

intercâmbio high school

Se você quiser a nossa companhia nessa jornada, já digo com antecedência: vai ser a maior felicidade e o maior prazer estar ao seu lado 🙂

Muito obrigada por ler! <3 E eu realmente espero, do fundo do coração, ter te ajudado.

Com carinho,

Pamela  / Mentora e Fundadora da Teraví

Outros posts que podem te ajudar a planejar seu intercâmbio high school: 

Como é morar em uma casa de família estrangeira

Quanto custa estudar no exterior

A escolha da profissão

intercâmbio high school

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Tags

ensino médio no exterior escola high school escolher minha escola estudar fora estudar na Austrália estudar na Inglaterra estudar no canada estudar nos Estados unidos high school intercâmbio programas high school
 
 

Leia também

 

O processo mais rápido para morar no Canadá Se morar no Canadá é um sonho que você tem, você precisa saber […]

ImpactU é um programa de imersão nas mudanças e tendências do mundo do trabalho e carreiras do futuro, desenhado para ajudar […]

Hoje quero compartilhar com vocês alguns filmes, livros e séries sobre viagem que eu adorei e que você também pode gostar. Já […]

Olha, taí um sonho de qualquer estudante que está se preparando para ir pro Canadá: ter seu visto canadense aprovado. […]

A Nani sempre quis estudar na Inglaterra e junto com a sua família ela decidiu fazer intercâmbio high school, ou […]

Quer saber porque fazer um GAP YEAR será a maior e mais transformadora experiência da sua vida? Então fica atento, […]

Você já ouviu falar em Intercâmbio Gap Year?   Sabe quando parece que virar adulto é muito complicado? Quando a euforia de […]

por Fernanda Tatebe Eu sempre tive o sonho de fazer intercâmbio, mas não tive condições financeiras quando era mais nova. […]

Como a ideia de fazer um intercâmbio em Londres surgiu na minha vida? por Pamela Piazentin, fundadora da Teraví   […]

Eu sei exatamente porque pronunciei a frase “tenho medo de avião”. Eu estava dormindo loucamente (como era de costume) durante minha […]

Escrevi o texto abaixo como um manifesto à essa imposição que a sociedade coloca na gente quando precisamos fazer a escolha […]

Que fazer um intercâmbio pode te transformar da água pro vinho, você já sabe, né? Mas você já parou pra […]

Sim, a gente sabe, essa é uma pergunta que ronda a cabecinha de todo mundo que tem o sonho de […]

 
 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail