É melhor morar em casa de família, residência estudantil ou alugar ap?

17:24 | quarta-feira,12 | abr '17
 

Onde morar durante o intercâmbio: em casa de família, na residência da escola ou apartamento?
Xiiii… e quando a gente acha que tudo está resolvido só porque já escolheu o destino e decidiu quanto tempo vai ficar, lá vem mais uma pergunta: onde morar durante o intercâmbio? Pois é, teravienses inqueitos, decidir morar fora não é tããão simples assim não. Mas a gente está aqui para te ajudar a entender quais são as suas alternativas, e quais as vantagens e desvantagens de cada uma.

Para começo de conversa, as 3 principais opções de moradia durante seu curso de idiomas no exterior são: em casa de família, na residência da escola ou em apartamento alugado. Vamos entender melhor cada um deles?

Onde morar durante o intercâmbio: a dúvida cruel

Morar em casa de família

Essa costuma ser a opção mais popular entre quem vai fazer um intercâmbio. Você irá dividir uma casa com pessoas que moram há mais tempo lá e vai se integrar à rotina familiar deles. Todo o processo de escolha da família é feito pela escola onde você vai estudar.

As escolas têm cadastro de várias famílias interessadas em receber alunos estrangeiros e, de acordo com uma série de preferências que você demonstra (casa com ou sem animal de estimação, com ou sem filhos pequenos, etc), a escola seleciona a família que tem o seu perfil. Casas de família geralmente oferecem, incluídos no preço, café-da-manhã, almoço ou jantar, ou uma combinação dessas refeições.

Você só fica sabendo quem será a sua “Host Family” (ou, em português, família hospedeira) cerca de um mês antes de embarcar. A gente sabe, dá uma ansiedade tremenda, dá receio, mas o que não tem remédio remediado está, certo? O processo é o mesmo em quase absolutamente todas as escolas no mundo.

O lado bom é que a escola encaminha todos os dados e contatos da família e dá tempo para você entrar em contato com eles, marcar uma conversa por Skype (quem sabe!), pegar dicas de como chegar à casa deles e etc. A gente aqui de Teraví também quer ter certeza de que tudo vai correr bem e por isso, nós também entramos em contato com a família, nos apresentamos e nos colocamos à disposição.

Cair em uma casa de família super legal é questão de sorte. Pode acontecer de você ir morar com uma Host Family mega atenciosa e que vai te incluir na rotina da casa como mais um filho. Ou de você ter um tratamento mais formal, onde vocês poderão até compartilhar refeições juntos e conversar sobre coisas do dia-a-dia, mas não há garantias de que isso vai acontecer.

Nós já ouvimos histórias de intercambistas que moraram com famílias in-crí-veis e amaram tudo! E já vimos também estudantes que acabam se hospedando com famílias mais introspectivas e que interagem pouco. O importante é você saber que as pessoas são diferentes em qualquer lugar do mundo, e que as regras de convivência podem mudar, mas, independente do estilo da sua família, você estará muito seguro morando com uma Host Family.

Vantagens

  • a chance de vivenciar de verdade a cultura local
  • a possibilidade de praticar o idioma
  • as refeições principais podem estar incluídas no preço
  • segurança
  • pessoas para te receber no seu primeiro dia
  • melhor custo-benefício

Desvantagens

  • não “se dar bem com a família”, seja por questões culturais ou estilo de vida
  • ter que se adaptar aos costumes da família (horários, tipos de comida, etc)
  • você só saberá exatamente onde vai morar nas vésperas de viajar – aguenta, ansiedade!
  • a localização das casas normalmente é longe do centro porque é lá onde os locais moram

Morar residência estudantil

Não são todas as escolas que oferecem essa opção, mas a maioria delas têm suas próprias residências, que ficam localizadas próximas ou no mesmo prédio da escola. As residências podem ser pequenos prédios ou casas, mas a estrutura é bastante parecida em qualquer uma das opções.

Em todas as residências, os estudantes dividem as áreas comuns: sala, cozinha (toda equipada) e banheiros na maioria das vezes. Geralmente é possível escolher entre quarto individual ou duplo e nessa modalidade as refeições não costumam estar incluídas no preço, mas você tem a liberdade de utilizar a cozinha para preparar suas refeições e guardar suas compras.

Como uma residência é compartilhada por vários estudantes, há muitas oportunidades de troca cultural e de fazer novos amigos, o que é uma vantagem em tanto pra quem aproveitar. Mas isso não quer dizer que não existem regras.
As escolas elaboram as próprias regras e todo mundo que mora na residência tem que seguir. É bem importante lembrar que esse tipo de acomodação não é um hotel, e por isso a limpeza e a ordem na casa são responsabilidades de todo mundo que mora nela.

Vantagens

  •  proximidade da escola e do centro
  • morar com amigos do curso
  • contato bem próximo com diversas culturas
  • praticar mais o idioma
  • ter mais liberdade e mais autonomia

Desvantagens

  • preparar suas próprias refeições (pode ter quem goste também)
  • não ter uma família para ser seu ponto de apoio no novo país (uma pessoa da escola, no caso, será seu contato de referência)
  • praticar menos o idioma (se houver muitos brasileiros na residência)
  • preço um pouco mais alto
  • menor quantidade de vagas disponíveis

Alugar um apartamento

Essa é a opção para quem quer 100% de liberdade. Você terá seu próprio apartamento, onde poderá morar sozinho, dividir com alguém que vai viajar com você ou com amigos que conhecer lá no destino. É uma opção muito usada por estudantes que fazem um intercâmbio mais longo, de vários meses. Pensa com a gente: você viverá vários meses no destino e terá a chance de conhecer muita gente legal que estará com a mesma interrogação “onde morar durante o intercâmbio”, por que não se juntar a esse pessoal e alugar um apê pra vocês?

Parece, e é lindo, mas há algumas questões que é preciso levar em conta: quais as condições para se alugar um apartamento no exterior? Quais são os documentos e garantias necessárias para que o dono do apê confie em você e nos seus amigos? É preciso fazer depósito antecipado? Um contrato? Como funciona a lei de aluguel no país? Que móveis são necessários comprar? Enfim, esses são só alguns exemplos de questões a serem refletidas e analisadas.

Com o tempo o que aconteceu foi o estabelecimento de alguma coisa parecida com as nossas repúblicas de faculdade. Alguém mora no apê há bastante tempo e vai alugando os quartos conforme eles vão sendo liberados. Na maioria das vezes, os moradores são estudantes mesmo, mas não sempre, por isso, alinhar suas expectativas é sempre indicado.

Vantagens

  • sua casa, suas regras, se você for o responsável pelo imóvel
  • você escolhe onde quer morar (perto da escola, num bairro legal, perto das baladas)
  • 100% de liberdade
  • pode ser mais barato se o apê for dividido com bastante gente

Desvantagens

  • pode ser mais caro se quiser morar sozinho ou com poucos amigos
  • terá que preparar suas próprias refeições
  • arrumar a casa e fazer faxina será rotina
  • praticar menos o idioma (a não ser que more com amigos de outros países)
  • burocracias de aluguel (contrato, depósito caução, internet, etc)
  • não ter uma família para ser seu ponto de apoio no novo país (uma pessoa da escola, no caso, será seu contato de referência)

Onde morar nas semanas do intercâmbio

Geralmente os alunos chegam no destino uns dias antes das aulas começarem pra se ambientarem com o local e pra conhecerem melhor as redondezas. Quem vai fazer um intercâmbio mais longo, opta for ficar em casa de família por 1 ou 2 meses pra ter tempo razoável de procurar uma opção como uma vaga em um apartamento. Quem estuda menos de três meses, tende a ficar os todo o tempo em casa de família porque é mais difícil para alugar um apê por pouco tempo.

E há estudantes que chegam sem nada reservado e ficam hospedados em hostel ou casa de amigos até encontrarem algum lugar bacana. Também é possível entrar em contato com a escola e pedir dicas de sites de aluguel para já dar uma pesquisada enquanto ainda estiver no Brasil.

Ufa! Como tem coisa pra gente pensar na hora de fazer um intercâmbio, né?

E aí, qual dessas 3 alternativas te chama mais atenção? Nós aqui na Teraví temos uma quedinha por morar com famílias locais, porque achamos que essa pode ser uma experiência única de contato muito próximo com outra cultura. Mas também entendemos as vantagens de morar uma residência, ou mesmo de ter seu próprio cantinho nesse mundo novo.

E olha, se você ainda tem alguma dúvida ou quer conversar mais sobre esse assunto, vem dar um oi pra gente! Nós já estivemos desse lado aí da cadeira com os mesmos anseios que você, e hoje dedicamos tooooodo o nosso tempo pra que o seu intercâmbio seja o MAIS incrível de todos os tempos <3

 

Leia também

 
 
 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail