Quando fazer um intercâmbio é uma boa ideia?

21:10 | sexta-feira,14 | abr '17
 

Alô, alô, Teraví chamando pra um assunto da máxima importância!!!

Quando fazer um intercâmbio no exterior?

Se você está se fazendo essa mesma pergunta, saiba que você não está sozinho, sua dúvida é bastante comum e alguns teravienses também se questionaram sobre isso. De verdade, a gente aqui acredita que o melhor momento é quando você se sente pronto, sabe? Preparado e seguro da sua decisão. Seguro não quer dizer sem medos ou receios, ok? Quer dizer simplesmente que você sabe o que quer.

dúvida sobre fazer um intercâmbio

 

 

Mas há uma situação em especial que tem gerado um burburinho aqui em Teraví: a universidade. Afinal, o que é melhor: fazer intercâmbio antes, durante ou depois da faculdade?

Cara, que dúvida! De fato, essa não é uma decisão fácil de tomar e que espécie de amigo a gente seria se não te ajudasse a pensar sobre isso? Nossa sugestão é que você pense sobre 3 pontos principais: os seus objetivos com o intercâmbio, a duração do curso pra você atingir seus objetivos e o investimento financeiro necessário.

 

Objetivos ao fazer um intercâmbio

Achamos que esse deve ser o seu ponto de partida. É que cada pessoa tem diferentes motivações para querer fazer um intercâmbio: conhecer outro país, curiosidade por determinada cultura, aproveitar as férias, aprender uma nova língua, ser mais fluente numa língua que já fala, fazer um curso de especialização ou técnico se já tem um idioma avançado, ou, ufa!, ser um profissional mais completo. Viu quantas possibilidades?

E aí tudo isso influencia na decisão de fazer seu intercâmbio antes, durante ou depois da faculdade. Vamos analisar, juntos, essas três oportunidades?

Intercâmbio antes da faculdade

Que um intercâmbio é uma das formas mais incríveis de ampliar os horizontes a gente já sabe, né? E, pra muita gente, essa oportunidade pode ser ótima se acontecer antes da faculdade. Por que? É que, se você não sabe exatamente o que quer estudar ou qual profissão quer seguir, o intercâmbio pode te abrir infinitas possibilidades, te fazer ter contato com outras culturas e te trazer um conhecimento ímpar que vai te dar mais segurança e te ajudar a decidir, depois, o que estudar na universidade.
Mas se o seu objetivo é, por exemplo, aproveitar férias e praticar o inglês, você pode fazer o intercâmbio a qualquer momento, cursando ou não uma faculdade. A gente só acha que para você aproveitar ao máximo é importante que você já tenha algum conhecimento do idioma, ok?

fazer intercâmbio

 Intercâmbio durante a faculdade

Portanto, uma vez que você já tiver iniciado a faculdade, nada te impede de viajar durante as férias ou até mesmo trancar um período para estudar fora. Há alguns universitários, por exemplo, que precisam do idioma justamente para continuarem seus estudos. É o caso dos médicos e outros profissionais da saúde que têm muito material para estudar em inglês. Neste caso, o indicado é que o estudante aproveite os dois, três meses de férias durante a faculdade.

Uma outra questão bem importante: o estágio/processo de trainee. Hoje, os maiores e melhores programas de estágio e trainee exigem, pelo menos, inglês avançado para as melhores vagas, ou seja, se você trancar um semestre e viajar, voltará muito mais preparado para enfrentar e ser bem-sucedido nos processos. E, se tudo der certo no seu estágio, você já estará mais do que preparado para ser efetivado e começar sua carreira profissional.

 Intercâmbio depois da faculdade

Por fim, há a possibilidade de estudar fora depois de se formar. Aqui uma das vantagens é que você já terá feito estágio e certamente conseguiu juntar um dinheirinho para ajudar a bancar este sonho de morar no exterior. Além disso, terá mais flexibilidade para estender o tempo de curso fora, caso ache necessário ou surja alguma oportunidade no novo país em que você estiver morando.

Há ainda a alternativa de fazer um curso técnico, que tenha tudo a ver com a área em que você se formou, e turbinar seu currículo para quando voltar pro Brasil estar ainda mais bem preparado para o mercado de trabalho.
Percebeu como definir os objetivos é o primeiro passo para decidir o melhor momento de fazer intercâmbio no exterior? Agora vamos ao próximo tópico: quanto tempo estudar fora?

quando fazer um intercâmbio

Duração do curso de intercâmbio

Talvez você não saiba, mas o tempo de duração de um curso de línguas numa escola fora do Brasil é super flexível. Normalmente há turmas iniciando todas as semanas, e você vai subindo de nível conforme é aprovado nos testes. Exatamente por isso, você pode escolher se quer fazer aulas por duas semanas (menos comum), um mês, dois meses, três meses, seis meses, um ano ou, uau!, até mais.

Tudo depende da sua disponibilidade, interesse e objetivo. É claro que, quanto mais tempo de curso você faça, poderá adquirir maior fluência na língua que está estudando.

Se você já tiver intimidade com a língua, dá pra você ficar bem, bem avançado estudando fora por um semestre. Com um ano, então, você vai adquirir bastante fluência. Mas, se o idioma já estiver avançado, dá pra fazer um curso técnico e, como comentamos antes, já dar aquela turbinada no seu currículo. Há diversos cursos técnicos que duram cerca de 6 meses.
E o que isso interfere em fazer o intercâmbio antes, durante ou depois da faculdade? Bom, esta pergunta nos leva ao último tópico que abordaremos aqui: $$$ grana!

Investimento necessário para fazer um intercâmbio

Não vamos negligenciar um dos temas mais preocupantes de todo mundo que sonha em estudar fora. E vamos falar sobre o assunto muitas outras vezes e com maior profundidade. Mas uma coisa é certa: decidido o período de tempo que você pretende estudar em outro país, é mais fácil prever o investimento necessário pra você realizar o seu sonho. E é aqui que muitas vezes mora a decisão entre fazer o curso antes, durante ou depois da faculdade.

É que, antes da faculdade, a maioria das pessoas ainda não trabalha, e por isso algumas dependem de apoio financeiro para realizar o curso. Nesse momento muitos alunos podem acabar adiando um pouco a realização deste sonho, para ter tempo de trabalhar durante a faculdade, e então fazer seu intercâmbio com uma situação financeira mais tranquila.

Mas, para te ajudar um pouquinho a ter uma noção de quanto pode custar um curso lá fora e se esse sonho cabe no seu bolso ou não, abrimos o jogo e vamos adiantar por aqui os preços de alguns de nossos intercâmbios mais procurados. Por exemplo, um curso de 4 semanas no Canadá pode custar a partir de $CD 1.200 e 6 meses na Austrália a partir de $ AU 6.000. Mas lembre-se: você ainda precisa considerar custos com hospedagem, passagem aérea, seguro viagem, alimentação e otras cositas más para o dia-a-dia.

Se você considerou os preços e a questão financeira não é um problema para você, maravilha! Tenha sempre claro seus objetivos, veja quanto tempo é necessário pra você atingi-los e vamos juntos desbravar novos territórios! A Teraví, essa nação de gente ousada e inquieta, está pronta pra acolher você e seus sonhos mais incríveis!
E então, fazer intercâmbio antes, durante ou depois da faculdade?

E então, quando fazer um intercâmbio?

equilíbrio sobre intercâmbio

Fazer intercâmbio é TÃO incrível, que se a gente pudesse, te levava não só pra um, mas pra vários: um pra cada fase da sua vida. Mas a decisão do melhor momento para estudar fora ainda cabe a você, e o que nós podemos fazer é te ajudar a tirar tooodas as suas dúvidas e te oferecer diferentes cursos que vão atender às suas necessidades em qualquer momento que você decida realizar este sonho.

Analise individualmente seus objetivos, tanto profissionais, como de tempo ou mesmo de grana. E conte com a gente para desenhar junto com você a experiência que vai encaixar direitinho com o seu estilo. Aqui trabalhamos noite e dia pra que os seus sonhos mais mirabolantes de viajar ou estudar no exterior saiam do papel. <3

E pra te inspirar que tal conhecer mais sobre a experiências que alguns teravienses tiveram?

Lucas, intercâmbio em Vancouver

Carlos, intercâmbio em Berlin

Pedro, intercâmbio em Brighton


Tags

intercâmbio no exterior planejamento de um intercâmbio quando ir
 
 

Leia também

 
 
 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail