Visto canadense aprovado: como conseguir o seu
Olha, taí um sonho de qualquer estudante que está se preparando para ir pro Canadá: ter seu visto canadense aprovado. Afinal de contas, todo um plano de vida pode ser adiado – ou interrompido – por um visto negado. E a gente fica como? Totalmente devastado!
Por isso, minha ideia é te contar quais são os motivos que podem levar à negação do pedido e, com isso, aumentar suas chances de aprovação. Embora o consulado canadense não divulgue o número de pedidos negados, a gente tem percebido um aumento significativo ano após ano. Se você não teve seu pedido de visto canadense aprovado não se desespere, há sim uma segunda chance.
Este post também é uma forma de comemoração, já que em 2019 nós conseguimos atingir a marca histórica de 100% de aprovação de vistos e de aplicações em Colleges. Ai que delícia ver todos os sonhos se realizando!!!
Ah! Se você quer saber como aplicar para os Colleges é só ler esse outro post aqui.
Vou começar contando quais são os principais motivos que podem levar o oficial a negar o seu visto.
Como não ter o visto canadense aprovado
1 – Comprovação Financeira
Muito embora o governo esteja incentivando a imigração de estrangeiros para o país, ele não quer correr o risco de ter alguém que não tem dinheiro para se sustentar. Conseguir um bom emprego leva tempo e tudo o que eles não querem são pessoas que não consigam se sustentar.
O governo é quem estipula o valor mensal que o estudante precisa comprovar que tem, e esse valor não é negociável. Há diversos documentos que precisam ser enviados para mostrar a eles que você tem como se manter: extratos da conta corrente, investimentos (principalmente os de alta liquidez), escrituras de imóveis, recibo e imposto de renda completos, dentre outros. Quando o solicitante for proprietário de uma empresa, ou se ele for patrocinado por alguém eu tenha uma empresa, é importante enviar os documentos fiscais da pessoa jurídica também.
Você pode encontrar essas informações sempre atualizadas neste link aqui.
2 – Curso incompatível com seu histórico acadêmico, profissional ou de vida
Ali, juntinho com a comprovação financeira, está a escolha do curso.
Se você escolher um curso que não faz sentido na sua vida e na sua carreira, ou que você não consiga ter argumentos suficientes para justificar a sua escolha, o oficial vai olhar muito torto para o seu pedido.
O que acontece muitas vezes é o estudante optar pelo curso mais baratinho – mesmo que ele não tenha nada a ver com a posição que ele ocupa no trabalho, ou com o desenvolvimento acadêmico – na tentativa de economizar. Mas esse tiro, na maior parte das vezes, sai pela culatra porque o oficial não vai conseguir ligar os pontinhos e vai achar que o estudante não está realmente interessado em estudar, mas em imigrar. E assim, vai estampar o carimbo de negado.
3 – Documentos incompletos ou informações erradas
Esse é o motivo que mais faz as pessoas chorarem! Por conta de um detalhe ou outro, todo o plano ir por água abaixo. Eu realmente fico com o coração na mão quando descubro uma história dessas.
A pessoas investiu muitos milhares de dólares, pediu demissão, vendeu carro, cancelou escola do filho, foi aprovado em um bom College, mas não tece a atenção necessária na hora de reunir e conferir os documentos ou de preencher os formulários. Ai, que tristeza!
4 – Falta de vínculos com o país de origem
Por mais que você aplique para um curso de 2, 3 anos de duração, ainda assim o avaliador vai querer entender quais são seus vínculos aqui. Lembre-se que você está aplicando para um visto de estudo e não para um processo de imigração.
Ele vai querer saber o que fará você retornar para o Brasil depois de concluir seus estudos, quais são seus planos de futuro.
Por isso a carta de intenção é um dos documentos mais importantes: se o oficial não ficar convencido dos seus motivos para sair do Canadá o sonho do visto canadense aprovado poderá virar um pesadelo.
5 – Problemas de saúde
A etapa final do processo de visto consiste na realização de exames e consultas médicas. Primeiro você precisa saber que não é qualquer médico que pode realizar as consultas, ele tem de ser reconhecido pela Citizenship and Immigration Canada (CIC). Com relação aos exames, provavelmente serão solicitados a você exames de sangue, raixo-X do pulmão, exames toxicológicos de urina.
O governo tem o direito de recusar a aplicação de qualquer estudante se comprovada a portabilidade de alguma doença como HIV ou hepatite, por exemplo.
Além desses motivos, seu pedido de visto também pode ser negado se houver: erros dos avaliadores, perda de prazo, matrícula em um College não reconhecido, documentos falsificados, e até mesmo se o seu patrocinador for um parente mais distante.
Há teorias muito doidas sobre esse assunto, mas o grande lance é que, mesmo com critérios bastante concretos, a análise continua sendo realizada por um ser humano, que é um ser subjetivo por natureza. Nem sempre a gente vai entender por que não foi a nossa vez de ter um visto canadense aprovado.
Assim, se eu puder te dar um único conselho a você é: INVISTA TEMPO, MUITO TEMPO. E muita atenção… no processo, na elaboração das cartas, na escolha do curso e do College, na preparação dos documentos financeiros e no preenchimento dos formulários. Atendendo aos requisitos financeiros, acadêmicos e de saúde, tempo e foco serão os seus maiores aliados.
Se você tiver alguma dúvida sobre o processo, fique muito à vontade para entrar em contato comigo pelo whats app (clique aqui) ou deixar um comentário aqui neste post 🙂
Muito obrigada por ler <3
Leia também
Em Vancouver, no Canadá existem muitos pontos turísticos que podem ser visitados o ano todo pelos visitantes, porém poucas pessoas […]
Quando falamos de Europa, os primeiros países que vem à nossa mente são, França, Inglaterra, Espanha e Portugal, concordam? Poucas […]
Quando pensamos em Intercâmbio High School, logo lembramos das cenas dos filmes adolescentes americanos. E que experiência incrível é para […]
O processo mais rápido para morar no Canadá Se morar no Canadá é um sonho que você tem, você precisa saber […]
Saudades de viajar, né minha filha? Olha, tá aí um meme que viralizou. Saudades de viajar, né minha filha? rsrs. […]
ImpactU é um programa de imersão nas mudanças e tendências do mundo do trabalho e carreiras do futuro, desenhado para ajudar […]
Hoje quero compartilhar com vocês alguns filmes, livros e séries sobre viagem que eu adorei e que você também pode gostar. Já […]
A Nani sempre quis estudar na Inglaterra e junto com a sua família ela decidiu fazer intercâmbio high school, ou […]
Estudar em um College no Canadá é o sonho de muita gente, nós sabemos! Seja pela ótimos programas, pela excelente […]
Quer saber porque fazer um GAP YEAR será a maior e mais transformadora experiência da sua vida? Então fica atento, […]
Você já ouviu falar em Intercâmbio Gap Year? Sabe quando parece que virar adulto é muito complicado? Quando a euforia de […]
Você quer fazer amigos do mundo todo, ter mais autonomia e independência, praticar muito um segundo idioma e viver o […]
por Fernanda Tatebe Eu sempre tive o sonho de fazer intercâmbio, mas não tive condições financeiras quando era mais nova. […]
Como a ideia de fazer um intercâmbio em Londres surgiu na minha vida? por Pamela Piazentin, fundadora da Teraví […]
Eu sei exatamente porque pronunciei a frase “tenho medo de avião”. Eu estava dormindo loucamente (como era de costume) durante minha […]
Escrevi o texto abaixo como um manifesto à essa imposição que a sociedade coloca na gente quando precisamos fazer a escolha […]
Que fazer um intercâmbio pode te transformar da água pro vinho, você já sabe, né? Mas você já parou pra […]
Sim, a gente sabe, essa é uma pergunta que ronda a cabecinha de todo mundo que tem o sonho de […]
Deixe sua mensagem