Morar no Canadá – este sonho ficou mais fácil

17:46 | quinta-feira,22 | abr '21
 

O processo mais rápido para morar no Canadá

Se morar no Canadá é um sonho que você tem, você precisa saber como funciona um dos processos mais rápidos de morar no país: o processo de entrada como estudante.

Para você conseguir o tão sonhado status de residente permanente, você vai precisar passar por 5 etapas:

  1. Aplicação para um College ou Universidade,
  2. Estudo em um curso de ensino superior,
  3. Aplicação para o PGWP,
  4. Experiência de trabalho canadense,
  5. Aplicação para a residência permanente.

Vamos entender como cada uma delas funciona. E se prepara que no final, eu vou te contar A MAIOR NOTÍCIA DO ANO sobre este assunto e como esta notícia vai deixar o seu sonho mais perto de você.

como morar no canadá

Já pensou em como seria morar nesse lugar lindo?

1) Aplicação para um College ou Universidade

Etapa 1 de qualquer estudante. Nela, você vai precisar escolher um curso técnico de 2 a 3 anos (chamados de Diploma) ou um curso de nível universitário de 4 anos. No Canadá, há milhares de Colleges habilitados pelo governo para receber estudantes estrangeiros, MAS CUIDADO, apenas os Colleges públicos, ou Colleges privados que recebem investimentos do governo, têm o status necessário para que o estudante passe para a etapa 3.

Isso significa que estudar em Colleges privados sem investimento público não dá direito ao estudante de solicitar o PGWP (Post Graduate Work Permit) e sem o PGWP não é possível seguir trabalhando de forma legal no país.

A aplicação é um processo bem chatinho e burocrático, que exige muito cuidado, principalmente porque um processo mal feito pode levar o oficial da imigração a negar o pedido de visto. E eles estão cada vez mais rigorosos com isso, já que a demanda de vistos para o Canadá tem aumentado muito nos últimos anos.

Aliás, neste link aqui, a gente dá o passo a passo pra conseguir que seu visto seja aprovado!!!

2) Estudo em um curso superior

Aplicação aceita e visto concedido, o próximo passo é estudar. Ao longo dos próximos 2, 3 ou 4 anos, você vai dedicar boa parte do seu tempo estudando, tirando boas notas para aumentar suas chances de empregabilidade, o que eles chamam de experiência de trabalho canadense. Quanto mais qualidade tiver o seu trabalho, quanto mais qualificado ele for, maiores são as suas chances de sucesso.

 

3) Aplicação para o PGWP

Alguns meses antes do curso terminar, já é possível entrar com o pedido de aplicação para o PGWP. Como falamos lá em cima, PGWP significa Post Graduate Wor Permit (Permissão de Trabalho Após a Graduação) e essa permissão te dá direito a ficar no país por até 3 anos apenas trabalhando.

Para ter a chance de conseguir os 3 anos, você precisa estar concluindo um curso de no mínimo 2 anos de duração. Somando os 2 anos de curso + os 3 anos de trabalho com o PGWP, já é possível (seguindo a legislação canadense em vigor hoje, primeiro semestre de 2021, solicitar a residência permanente, que exige entre outros critérios, a experiência de morar no Canadá por, no mínimo 5 anos.

4) Experiência de Trabalho Canadense

PGWP aprovado, esta é a etapa que corresponde ao período de trabalho de 3 anos após a conclusão do curso – que nós acabamos de mencionar.

O mais importante aqui é que você se esforce para conseguir os trabalhos mais qualificados que você puder, porque isso vai contar pontos pra você lá na frente. É normal começar em áreas de serviços e hospitalidade, mas vá galgando seu lugar ao sol aos poucos, com foco e consistência, até conseguir se colocar em uma posição na sua área de formação canadense.

5) Aplicação para a residência permanente

Chegou o momento tão esperado de qualquer pessoa que quer morar no Canadá: aplicar para o visto de residência permanente. O processo também não é simples (pelo contrário), mas é muito justo e se você conseguir atingir o número de pontos que a legislação determina suas chances de conseguir não são pequenas não 

Aqui, neste link oficial do governo canadense, você vai encontrar os detalhes sobre esta etapa – que pode variar de estado para estado, já que lá (assim como nos Estados Unidos) eles têm uma certa autonomia para ajustar seus próprios processos.

morar no canadá

Um pouquinho de Toronto pra você!

Agora, a grande notícia!

O governo canadense acabou de abrir uma EXCEÇÃO MARAVILHOSA para estudantes estrangeiros que iniciarem seus cursos até setembro de 2021. Por conta da pandemia (e das consequentes restrições de viagem internacional, é possível começar o curso aqui no Brasil mesmo até que as fronteiras sejam abertas. E este tempo vai contar para o PGWP!

Esta é a primeira vez que uma exceção como esta é feita e, infelizmente, nós não sabemos se ela será estendida em 2022. Ou seja, se você tem interesse em morar no Canadá, você não precisa mais adiar os seus planos.

Bora começar a realizar esse sonho ainda em 2021?

morando no canada


Tags

como morar no canadá estudar no canada imigração canadá intercâmbio canadá morando no canada vida no canada visto canadá
 
 

Leia também

 

Saudades de viajar, né minha filha? Olha, tá aí um meme que viralizou. Saudades de viajar, né minha filha? rsrs. […]

Olha, taí um sonho de qualquer estudante que está se preparando para ir pro Canadá: ter seu visto canadense aprovado. […]

Estudar em um College no Canadá é o sonho de muita gente, nós sabemos! Seja pela ótimos programas, pela excelente […]

Você quer fazer amigos do mundo todo, ter mais autonomia e independência, praticar muito um segundo idioma e viver o […]

por Fernanda Tatebe Eu sempre tive o sonho de fazer intercâmbio, mas não tive condições financeiras quando era mais nova. […]

 
 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail