Visto canadense aprovado: como conseguir o seu

19:46 | quinta-feira,05 | dez '19
 

Olha, taí um sonho de qualquer estudante que está se preparando para ir pro Canadá: ter seu visto canadense aprovado. Afinal de contas, todo um plano de vida pode ser adiado – ou interrompido – por um visto negado. E a gente fica como? Totalmente devastado!

 

Por isso, minha ideia é te contar quais são os motivos que podem levar à negação do pedido e, com isso, aumentar suas chances de aprovação. Embora o consulado canadense não divulgue o número de pedidos negados, a gente tem percebido um aumento significativo ano após ano. Se você não teve seu pedido de visto canadense aprovado não se desespere, há sim uma segunda chance. 

Este post também é uma forma de comemoração, já que em 2019 nós conseguimos atingir a marca histórica de 100% de aprovação de vistos e de aplicações em Colleges. Ai que delícia ver todos os sonhos se realizando!!!

Ah! Se você quer saber como aplicar para os Colleges é só ler esse outro post aqui.

Vou começar contando quais são os principais motivos que podem levar o oficial a negar o seu visto.

Como não ter o visto canadense aprovado

1 – Comprovação Financeira

Muito embora o governo esteja incentivando a imigração de estrangeiros para o país, ele não quer correr o risco de ter alguém que não tem dinheiro para se sustentar. Conseguir um bom emprego leva tempo e tudo o que eles não querem são pessoas que não consigam se sustentar.

O governo é quem estipula o valor mensal que o estudante precisa comprovar que tem, e esse valor não é negociável. Há diversos documentos que precisam ser enviados para mostrar a eles que você tem como se manter: extratos da conta corrente, investimentos (principalmente os de alta liquidez), escrituras de imóveis, recibo e imposto de renda completos, dentre outros. Quando o solicitante for proprietário de uma empresa, ou se ele for patrocinado por alguém eu tenha uma empresa, é importante enviar os documentos fiscais da pessoa jurídica também.

Você pode encontrar essas informações sempre atualizadas neste link aqui.

2 – Curso incompatível com seu histórico acadêmico, profissional ou de vida

Ali, juntinho com a comprovação financeira, está a escolha do curso.

Se você escolher um curso que não faz sentido na sua vida e na sua carreira, ou que você não consiga ter argumentos suficientes para justificar a sua escolha, o oficial vai olhar muito torto para o seu pedido.

O que acontece muitas vezes é o estudante optar pelo curso mais baratinho – mesmo que ele não tenha nada a ver com a posição que ele ocupa no trabalho, ou com o desenvolvimento acadêmico – na tentativa de economizar. Mas esse tiro, na maior parte das vezes, sai pela culatra porque o oficial não vai conseguir ligar os pontinhos e vai achar que o estudante não está realmente interessado em estudar, mas em imigrar. E assim, vai estampar o carimbo de negado.

3 – Documentos incompletos ou informações erradas

Esse é o motivo que mais faz as pessoas chorarem! Por conta de um detalhe ou outro, todo o plano ir por água abaixo. Eu realmente fico com o coração na mão quando descubro uma história dessas.

A pessoas investiu muitos milhares de dólares, pediu demissão, vendeu carro, cancelou escola do filho, foi aprovado em um bom College, mas não tece a atenção necessária na hora de reunir e conferir os documentos ou de preencher os formulários. Ai, que tristeza!

4 – Falta de vínculos com o país de origem

Por mais que você aplique para um curso de 2, 3 anos de duração, ainda assim o avaliador vai querer entender quais são seus vínculos aqui. Lembre-se que você está aplicando para um visto de estudo e não para um processo de imigração.

Ele vai querer saber o que fará você retornar para o Brasil depois de concluir seus estudos, quais são seus planos de futuro.

Por isso a carta de intenção é um dos documentos mais importantes: se o oficial não ficar convencido dos seus motivos para sair do Canadá o sonho do visto canadense aprovado poderá virar um pesadelo.

5 – Problemas de saúde

A etapa final do processo de visto consiste na realização de exames e consultas médicas. Primeiro você precisa saber que não é qualquer médico que pode realizar as consultas, ele tem de  ser reconhecido pela Citizenship and Immigration Canada (CIC). Com relação aos exames, provavelmente serão solicitados a você exames de sangue, raixo-X do pulmão, exames toxicológicos de urina.  

O governo tem o direito de recusar a aplicação de qualquer estudante se comprovada a portabilidade de alguma doença como HIV ou hepatite, por exemplo.

Além desses motivos, seu pedido de visto também pode ser negado se houver: erros dos avaliadores, perda de prazo, matrícula em um College não reconhecido, documentos falsificados, e até mesmo se o seu patrocinador for um parente mais distante.

visto canadense aprovado

Há teorias muito doidas sobre esse assunto, mas o grande lance é que, mesmo com critérios bastante concretos, a análise continua sendo realizada por um ser humano, que é um ser subjetivo por natureza. Nem sempre a gente vai entender por que não foi a nossa vez de ter um visto canadense aprovado.

Assim, se eu puder te dar um único conselho a você é: INVISTA TEMPO, MUITO TEMPO. E muita atenção… no processo, na elaboração das cartas, na escolha do curso e do College, na preparação dos documentos financeiros e no preenchimento dos formulários. Atendendo aos requisitos financeiros, acadêmicos e de saúde, tempo e foco serão os seus maiores aliados.  

 

Se você tiver alguma dúvida sobre o processo, fique muito à vontade para entrar em contato comigo pelo whats app (clique aqui) ou deixar um comentário aqui neste post 🙂

 

Muito obrigada por ler <3


Tags

college no canadá como ter visto aprovado documentos visto canada estudar fora estudar no canada imigração canadá intercâmbio intercâmbio canadá intercâmbio toronto intercâmbio vancouver visto aprovado visto canadá visto canadense visto estudante visto estudante canadá visto negado visto negado canadá
 
 

Leia também

 

O processo mais rápido para morar no Canadá Se morar no Canadá é um sonho que você tem, você precisa saber […]

Saudades de viajar, né minha filha? Olha, tá aí um meme que viralizou. Saudades de viajar, né minha filha? rsrs. […]

ImpactU é um programa de imersão nas mudanças e tendências do mundo do trabalho e carreiras do futuro, desenhado para ajudar […]

Hoje quero compartilhar com vocês alguns filmes, livros e séries sobre viagem que eu adorei e que você também pode gostar. Já […]

A Nani sempre quis estudar na Inglaterra e junto com a sua família ela decidiu fazer intercâmbio high school, ou […]

Estudar em um College no Canadá é o sonho de muita gente, nós sabemos! Seja pela ótimos programas, pela excelente […]

Quer saber porque fazer um GAP YEAR será a maior e mais transformadora experiência da sua vida? Então fica atento, […]

Você já ouviu falar em Intercâmbio Gap Year?   Sabe quando parece que virar adulto é muito complicado? Quando a euforia de […]

Você quer fazer amigos do mundo todo, ter mais autonomia e independência, praticar muito um segundo idioma e viver o […]

por Fernanda Tatebe Eu sempre tive o sonho de fazer intercâmbio, mas não tive condições financeiras quando era mais nova. […]

Como a ideia de fazer um intercâmbio em Londres surgiu na minha vida? por Pamela Piazentin, fundadora da Teraví   […]

Eu sei exatamente porque pronunciei a frase “tenho medo de avião”. Eu estava dormindo loucamente (como era de costume) durante minha […]

Escrevi o texto abaixo como um manifesto à essa imposição que a sociedade coloca na gente quando precisamos fazer a escolha […]

Que fazer um intercâmbio pode te transformar da água pro vinho, você já sabe, né? Mas você já parou pra […]

Sim, a gente sabe, essa é uma pergunta que ronda a cabecinha de todo mundo que tem o sonho de […]

 
 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail