8 situações em que seu intercâmbio vai transformar o seu entorno

17:58 | quarta-feira,23 | ago '17
 

Que fazer um intercâmbio pode te transformar da água pro vinho, você já sabe, né?

Mas você já parou pra pensar o quanto uma experiência como essa pode impactar positivamente mais gente ao seu redor? Como ela pode promover mudanças que têm potencial pra atingir em milhares pessoas?

Então vai se acostumando com a ideia, porque o mundo todo talvez você não consiga mudar, mas o seu mundo você vai inspirar com certeza.

#1 Se ele conseguiu é porque não é impossível.

Essa é clássica! Fazer um intercâmbio parece muito mais difícil e complicado do que realmente é. E quando a gente não conhece ninguém que já tenha “realizado a proeza”, parece quase impossível.

Por isso, é muito comum as pessoas se encorajem a viver novas experiências quando um amigo (você, no caso) já viveu, ou está se preparando pra viver. É aquela luzinha no fim do túnel, aquela descoberta de que é possível sim.

#2 Eles comem feijão no café da manhã?

E tomate, e cogumelos, e ovo frito, e macarrão, rs…

café da manhã intercâmbio

Quando você conta para sua família e para seus amigos quais são os costumes do lado de lá, você está dizendo para eles que as pessoas vivem de uma forma diferente, que elas pensam de um jeito que não é o que a gente conhece, e que isso é normal pra eles, do mesmo modo que beijar alguém que se acabou de conhecer é normal pra nós, brazucas.

Esse novo olhar para as diferenças ajuda muito a diminuir os preconceitos e aumentar a empatia pelo outro.

#3 Você entende mesmo o filme sem legenda?

Imagine sua mãe te ouvir falando fluentemente uma língua estrangeira pela primeira vez! É muito, muito legal! As pessoas vão olhar pra você com cara de espanto e admiração (e se dar conta de quantas coisas novas você será capaz de fazer) e isso pode incentiva-las a aprender um novo idioma. Mesmo que elas não consigam fazer um intercâmbio, garanto que muitas vão pensar seriamente em se matricular em algum curso ou vão estudar pela internet.

intercâmbio

#4 Oi, eu sou fulano e morei na Inglaterra por 6 meses

Quando você participar de algum processo seletivo que envolva dinâmica de grupo, e na sua vez, você soltar a frase acima, uma boa parte dos outros candidatos vai dar parada e pensar seriamente em como ter um diferencial tão bacana quanto o seu (mesmo que não seja uma viagem exatamente). Você pode imaginar o quanto isso faz diferença no seu currículo, né?

#5 Quando eu crescer, quero ser igual a você!

Sabe o seu priminho, ou o filho da vizinha da sua mãe? Então… você será um herói pra ele. Ele vai se inspirar em você, vai achar o máximo você ter saído pra conhecer o mundo e morado em outro país – caramba!!! E nesse momento foi plantada uma sementinha, que ele vai regar com muito carinho até que ele consiga colher os frutos, exatamente como aconteceu com você!  

#6 Decidi realizar meu sonho de conhecer a Escócia.

Como você mostrou pra muita gente que é possível, e super-hiper-mega legal e seguro morar em outro país, aquelas pessoas que sempre quiseram fazer turismo fora do Brasil vão perder um pouquinho do medo e dar o primeiro passo. Mesmo que seja por 1 ou 2 semanas, pra Argentina ou pra China, sua experiência deixou o mundo mais próximo delas e menos complicado.

inspiração intercâmbio

#7 Sua rotina, suas regras

Você pode incorporar à sua rotina vários costumes bons, e super comuns na gringolândia, que vão ajudar o seu querido planetinha. Separar o lixo entre reciclável e orgânico, captar a água que cai do chuveiro enquanto ele está esquentando (e depois molhar as plantas), parar o carro na faixa de pedestre, etc, etc, etc. Além de impactar diretamente o meio-ambiente e melhorar o convício social, você ainda será um bom exemplo para outras pessoas.

#8 Efeito multiplicador

Muita gente volta do intercâmbio tão grato pela oportunidade, e feliz de ter realizado um sonho, que sente uma necessidade enorme de compartilhar a alegria e os aprendizados com pessoas que talvez nunca consigam viver uma experiência parecida. Já conheci ex-intercambistas que dão aulas particulares de inglês em comunidades carentes, que são mentores voluntários em escolas com alunos de baixa renda, que criam blogs e dividem informações de forma gratuita.

intercâmbio do bem

É tanta iniciativa bacana, que até emociona.

Que orgulho de você! <3

E você, concorda? Ou acha tudo uma viagem? rs

Como você imagina que sua experiência possa impactar positivamente o seu entorno? Você já foi impactado por alguém?

Conta pra gente! Queremos ser inspirados por você!

Dúvidas que você pode ter e que a gente pode te ajudar a resolver


Tags

impacto intercâmbio mudanças do intercâmbio mundo melhor
 
 

Leia também

 

Como a ideia de fazer um intercâmbio em Londres surgiu na minha vida? por Pamela Piazentin, fundadora da Teraví   […]

Eu sei exatamente porque pronunciei a frase “tenho medo de avião”. Eu estava dormindo loucamente (como era de costume) durante minha […]

Escrevi o texto abaixo como um manifesto à essa imposição que a sociedade coloca na gente quando precisamos fazer a escolha […]

Sim, a gente sabe, essa é uma pergunta que ronda a cabecinha de todo mundo que tem o sonho de […]

 
 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail